COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES-RIO REAL/BAHIA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Participação Cidadã-Discursos Políticos

Os 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX

Garimpando pela internet eu encontrei um site muito interessante. Trata-se do American Rhetoric. Nesse site é possível encontrar um grandioso banco de dados com áudio, vídeo e texto completo de alguns discursos feitos em uma grande quantidade de filmes de Hollywood. Estão incluídos discursos militares, de especialistas em esporte, em tribunais de juri, discursos políticos sociais, feitos em vários filmes do cinema.Há também uma grande quantidade de discursos da vida real. Discursos de políticos, atores, pregadores, atletas e outras personalidades notáveis.

Mais o que mais me chamou a atenção, foi a possibilidade de ter o aúdio original na íntegra e com transcrição dos 100 mais importantes discursos políticos americanos do século XX. Lá estão discurso de Martin Luther King, Ronald Reagan, Malcolm X, Franklin Roosevelt, Robert Kennedy, dentre outros.

O inconveniente é que são em inglês, mais que no entanto pode ser usado a favor de quem está aprendendo o idioma e é uma boa forma de treinar o ouvido, já que nos discursos se fala geralmente de forma pausada e correta, além de ter o texto na íntegra para ajudar.

E para não dizer que não falei de flores. Procurei se havia algo parecido com aúdio em português. Encontrei no site do Senado Federal aúdios de pronunciamentos de parlamentares (câmara e senado) desde 1954 a 1999. Lá tem pronunciamentos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Afonso Arinos, João Goulart, Otávio Mangabeira, Tancredo Neves dentre outros. Arrisque.

Faça o seu discurso. Mãos a obra...

11 comentários:

  1. A politica em si;pra mim e um elemento muito importante,pois se hoje vivemos bem ou mal devemos aos nossos amados políticos.............
    Vamos cuida mais do nosso povo tao sofrendo,que pede socorro, só para ter uma vida digna........

    ResponderExcluir
  2. POLITICA E ALGO Q TODOS ACHAM QUE TEM CAPACIDADE DE ENTRAR E ACHAM QUE A POPULAÇÃO ESTA SUJEITA AS PROMESSA QUE SÃO FEITAS POR ISSO EU ACHO QUE TODOS TEMOS QUE SABER EM QUEM DEPOSITAR O NOSSO VOTO POLITICO TEM QUE DAR MAS VALOR AO POVO POIS QUEM COLOCAMOS ELE NO PODER SOMOS NOS VOTO E ALGO MUITO IMPORTANTE VALORIZE SEU VOTO

    ResponderExcluir
  3. POLITICA É UM CASO PARA SER COMENTADO ENTRE A POPULAÇÃO COM MUITO CUIDADO POIS NOS SABEMOS QUER QUANDO OS POLÍTICOS CHEGAM AO PODER ACABAM NÃO FAZENDO NADA PELA POPULAÇÃO. QUE ACABA CEDO A MAIO PREJUDICADA DEVEMOS ANALISA MUITO BEM NOSSO POLITICO PARA NÃO SOFREMOS CONSEQUÊNCIA DURANTE QUATRO ANO. PENSE BEM ANTES DE TOMA A SUA DESSISÃO

    ResponderExcluir
  4. tempo de eleições é igual a conto de fadas é na base do EU PROMETO' o engraçado e que em tempo de eleições mim desculpem pela expreçao mais e ater o diabo vira santo. vá você na porta do prefeito sem ser em tempo de eleição para você ver o que q vai acontecer,calma.ele n vai te matar!ele vai te trata como lixo,um simplesmente um zé ninguém.

    ResponderExcluir
  5. A politica é muito importante porque através dela podemos escolher o que é melhor para o nosso país.muitas pessoas costumam vender os seus votos e isso é um absurdo .devemos dar o nosso voto aquele que possamos ver que vai fazer um bom trabalho e que possamos cobrar.

    ResponderExcluir
  6. Bom todos tem uma única forma de fazer valerem nossos direitos através do voto,apesar que nem todos pensem assim alguns pensam em fazer do voto uma moeda de troca através de trocas de favores hoje as pessoas não se importam com nada.Então errados não são apenas os políticos por que eles estão representando aqueles q lhes deram o voto.O voto tem que ser consciente para que nossos direitos e deveres dos políticos sejam realmente respeitados e validados .

    ResponderExcluir
  7. politica para mim é conquistar a confiança do povo para adequeri votos.

    ResponderExcluir
  8. Jose Rodrigues/Leandro31 de maio de 2012 às 17:43

    o que eu acho e que esta mais fácil acha a vacina da aids do que a corrupcao nao tem dinheiro para educacao seguranca saude entao se fala enquanto isso neguinho ta carregando dinheiro na mala.

    ResponderExcluir
  9. termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

    Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".

    Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

    Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.

    ResponderExcluir
  10. O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, que consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

    Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, e o policiamento nos locais de votação.

    Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria, pois o voto não deve ser visto como uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.

    A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.

    No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.

    Por Gabriela Cabral

    ResponderExcluir
  11. A política está presente quotidianamente em nossa vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidade especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa "cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com de milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que se somarmos constituem a maioria da população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação política perante a vida. Somos responsáveis politicamente (no sentido grego da palavra) pela luta por justiça social e uma sociedade verdadeiramente democrática e para todos.

    Sérgio Vaz Alkmim

    ResponderExcluir