COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES-RIO REAL/BAHIA

domingo, 24 de junho de 2012

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências



A influência indígenas, europeias e africanas na tradição das festas juninas, pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Dos portugueses, por exemplo, herdamos à quadrilha com passos e marcações inspirados nas danças de salão da nobreza européia e nas danças circulares tão presentes entre os povos nativos do Brasil os indígenas e nas danças camponesas e tribais.
 No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais do forró.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jo%C3%A3o_Batista

8 comentários:

  1. Luzia-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:33

    Pra mim o São João é uma tradição que varia de Estado e de cidade: na nossa cidade o São João é muito importante, afinal!! o que seria o mês de junho sem a festa de São João? sem a cidade enfeitada? sem festa na praça?nem consigo imaginar !!!Eu acho que é obrigatoriedade em junho ter festa para comemorarmos o nascimento de São João.

    ResponderExcluir
  2. Fabio-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:36

    O São João para mim é uma tradição muito boa porque é um mês de muitas festas onde gosto muito de dança, gosto das fogueiras a onde asso milho e de outras comidas que é oferecida neste tempo de São João.

    ResponderExcluir
  3. Handley- Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:40

    Festejos Juninos no meu haver é uma tradição aqui na cidade, esperamos que este ano, que seja boam que possamos dançar muito, beber, e aproveitar bastante, pois é uma vez no ano em que comemoramos. É digo mais, se dirigir não beba, se for beber me chame! Boas Festas é um feliz São João para todos!

    ResponderExcluir
  4. Angelabete-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:43

    A festas juninas para mim significa reunir a familia em volta da fogueira. Hoje tá tudo mudado por causa do aquecimento global, pois não tem mais chuva na hora certa de plantar milho e amendoim.

    ResponderExcluir
  5. Cristiano-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:47

    O que eu penso dos festejos juninos é uma alegria e uma diversão, comer e beber, curtição com os amigos, pegação de mulher e azaração, e as delicias da comidas caipiras.

    ResponderExcluir
  6. Antonio-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:49

    é uma tradição que vem de muito tempo, pessoas pelas festas, e comidas tipicas, danças, quadrilhas, etc. Tem muita alegria, azaração e beijo na boca e tem gente que casa no São João.

    ResponderExcluir
  7. Humberto-Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:53

    a principal importância das festas juninas de São João é a tradição do país em que vivemos. Exemplos: comemorar com quadrilhas, bandas de musicas, fogos, fogueiras, licor, amendoim, milho, etc. Também é importante dizer que a mudança do clima prejudica muitas as festas de São João, por causa da poluição que é muita no meio ambiente, o desmatamento e a falta de higiene sobre o lixo.

    ResponderExcluir
  8. Jocilene- Proeja Médio Turma B24 de junho de 2012 às 19:58

    a nossa festa de São joão é uma tradição a maior festa da cidade esperada e querida por todos. Na minha opinião as festa da praça falta barraca de representação da nossa cultura, licor a vontade no ano de 2011 ganhamos uma novidade, que eu fiquei muito feliz o clube do chicão foi comprado pela prefeitura para a realização de festas Estaduais e municipais. são joão é uma festa de comemoração e celebração ao apostolo de Jesus que era contra as coisas que não aprovava por Deus.

    ResponderExcluir